segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aprendendo a cortar com o Jamie Oliver !

Ok, eu também gosto de cozinhar.. (não só de aviões de brinquedo e de criticar a política tributária...)

Acho bem legal os programas de culinária do Jamie Oliver que passam no GNT. Tanto que acabei comprando um livro dele (mas ainda não preparei nenhuma das receitas - quando eu fizer eu conto o resultado).

Pois bem, ele tuitou um link do youtube sobre a "aula de como pilotar uma faca" que ele gravou. Não mais amputarei meus dedos !!! (pelo menos não cortando cebolas huahuahauh) 



Legal, agora que aprendi a "cortar com uma faca", tenho que aprender a "cortar o tamanho dos vídeos" para que eles não sobreponham a lateral do blog.... :S

Porque não confiar em ferramentas de tradução...

Acho que teria sido melhor eles manterem a versão em inglês do artigo...

Pelo visto usaram uma ferramenta de tradução automática, pois não dá para entender o que o articulista americano quis dizer com isto (pelo menos não na versão traduzida).

Transcrevendo uma das partes mais bizzarras...
"Os aparelhos não "sugam":  OK, talvez o meu palavreado não deve ser tão negativo. No entanto, o iPhone, da Apple - a morte pega antena de lado - tem claramente definido um patamar elevado por desenho industrial. Assim, um bom telefone pode custar mais, mas, diabos, eu mereço. Qual é o lugar onde os primeiros aparelhos Windows Phone 7 quase, talvez, mas não totalmente, passam no teste? Os dispositivos de lançamento são o foco da Samsung, HTC Surround, LG Quantum. Eu não sei quanto a vocês, mas não tenho uma associação de marca parecida com a que faço quando ouço o nome Mercedes-Benz ouvindo o nome das três fabricantes. No entanto, durante o lançamento, Paul Thurrott, que é um profundo estudioso sobre o Microsoft Phone e Windows 7, estava dizendo que eu deveria verificar o foco, porque ele tem uma super tela. Acontece que ele está certo." 

Será que alguém leu a materia antes de postar deste jeito ?

De qualquer forma, o artigo em inglês é interessante (mas tem erros também !). Leia e compare !

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pensando alto sobre NF-e e CT-e...

Estava agora a pouco pensando sobre qual seria a razão para o governo não ter usado o nosso dinheiro de uma forma um pouco melhor quando projetou a NF-e e o CT-e.

Evidentemente o objetivo é claro, aumentar a arrecadação de impostos. E sendo o governo o "criador" das regras e dos impostos, porque razão ele não calcula então os tributos para nós no momento do envio da NF-e e do CT-e ao SEFAZ ? Sim, porque isto seria possível e retiraria uma grande "carga" de serviço das empresas - além de reduzir a zero os erros de cálculos e os problemas com inúmeros recursos e processos de recuperação de impostos por parte de quem errou...

Vocês conseguem imaginar QUANTO se gastou nas empresas (tanto nas que recolhem os impostos, quanto nas que produzem os sistemas para calcular eles ?) para se adequarem a NF-e e CT-e ? Some-se a isto as inúmeras alterações que estão ocorrendo todo mês por conta da guerra fiscal entre os estados por conta da Substituição Tributária (que por sinal, foi criada somente com o intuito de tributar antecipadamente produtos que "escapavam" do fisco na venda no ponto final e que virou arma na mão dos estados para "puxarem a sardinha para o seu lado" e aumentarem a sua arrecadação de ICMS ...).

O "tamanho" da encrenca que temos que carregar...
Eu chego a conclusão que seja "má fé"... Sim, pois se o contribuinte cometer um erro, ele pode ser autuado, aumentando assim a arrecadação.

Claro que calcular os impostos no momento do envio do XML acarretaria em investir em uma estrutura mais pesada de processamento de dados, ainda mais com a babel fiscal que temos...

É, acho que eu to pedindo demais em contrapartida dos impostos pagos....

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O lamento dos visionários

O título é uma tradução livre de um excelent post sobre visionários, suas idéias e dificuldades em fazer "as coisas acontecerem".

É meio longo, mas se você acredita que é um visionário, ou pelo menos um empreendedor, vale a pena ler...

http://www.startuplessonslearned.com/2010/09/visionarys-lament.html

Parabéns ao autor, Eric Ries !

Quanto tempo leva para chegar uma compra dos EUA

Queria compartilhar a experiência que estou tendo com uma compra via site nos EUA e envio pelos correios de lá (USPS - não confundir com a UPS que é uma empresa privada).

Pequeno histórico da compra:


O que comprei : um "brinquedinho"que eu queria ter a tempos - uma réplica de um avião de caça F-14 Tomcat (ok ok deixem as gozações para depois, mas tem um monte de marmanjo que curte diecast)...


A compra foi feita no site da Flyng Mule ("A MULA VOADORA" - e tem gente que ainda tira sarro de nomes de lojas brazucas....). Leiaute feioso e antigo, mas coloquei o pedido sem maiores problemas, com pontos para a opção de "compra sem cadastro prévio" (é claro que tem que cadastrar tudo do mesmo jeito).

Havia duas opções de postagem, normal e expressa (que deve ser algo como um SEDEX por aqui). Evidentemente tomado daquela febre de estar comprando e querer receber "pra ontem" optei pela opção "expressa" ....

Recebido o e-mail padrão de confirmação do pedido. Mas surpreendeu que no mesmo dia recebi o e-mail de confirmação de postagem do "brinquedo", com o número para rastrear no site do USPS. Mais pontos para a loja neste sentido !

Bem, agora começou o que interessa mesmo - saber quanto tempo vai levar para o produto chegar (aqui em Blumenau/SC).

Rastreando o processo pelo site do USPS:








Como se pode ver, a loja realmente postou o item no dia 14/09 e levou 4 dias para chegar ao Brazil zil zil ... Pena que dia 18/09/2010 era sábado...

Continuei monitorando e nada de atualização - e fiquei pensando como é que a alfândega brasileira iria atualizar o histórico (claro, como bom profissional de TI fiquei imaginando como as coisas acontecem por baixo dos panos). Também me surgiu a pergunta de quem entregaria o item (trabalho com TI para a área de Logística...) se seriam os correios ou empresa contratada da USPS...

Bem, fui atras da informação e descobri que o USPS tem acordo com os Correios Brasileiros para a entrega aqui. Parece óbvio agora, mas deu para ficar em dúvida.

Também descobri que dá para rastrear o item a partir da chegada dele no Brasil pelo site dos Correios, usando o mesmo código de pacote usado no rastreamento da USPS. Legal ! Achei que ficaria as cegas daqui pra frente.

Pois bem, desde então acesso o site dos correios para ver a quantas anda meu pacote...

Infelizmente ainda está parado em algum lugar do Brasil... Então meu post fica por aqui por enquanto e atualizarei assim que possível.

Pra falar a verdade, agora estou é preocupado mesmo com a alfândega - será que vão tributar o brinquedo ? "Esta brincadeira vai custar caro...."..

T+

Atualizando 23/09/2010 13:08 - conferindo o status no site dos correios e absolutamente nada de novo ... :(

Atualizado 29/09/2010 - finalmente mudou de status, mas foi "bittersweet"... o pacote "caiu nas garras da alfândega" e será tributado. Agora a torcida é para que seja tributado corretamente para não ter que pedir revisão e demorar mais ainda...
Aproveitando, encontrei este blog sobre o assunto "tributação de produtos importados via correios". Pelo visto o tema é "quente" e muita gente é injustiçada por conta da preguiça quantidade de pacotes a fiscalizar na alfândega e o que acontece é que eles literalmente chutam um valor de base de cálculo do tributo (que é de 60% sobre o valor da mercadoria+frete).

Imagino que seja para fazer o pessoal parar de comprar pela internet, já que muitos levam um susto com o imposto a pagar para retirar a encomenda...

Atualizado 18/10/2010 - Ok, demorei para postar, mas retirei o pacote nos correios no dia 01/10/2010. Além dos 16 dias de espera, levei a mordida dos impostos: 60% de impostos de importação (II) e mais 17% de ICMS (para SC, por este eu realmente não esperava...). Doeu.. Ficou no preço do "mercado libre"... Se depois da facada eu tiver paciência eu posto um review da "máquina", que não desapontou pela qualidade !