sexta-feira, 18 de março de 2011

Código de Defesa do Consumidor X Cias. Aéreas

O Brasil realmente é um país engraçado quando se fala de direitos do consumidor...

Com a edição do "novo" Código de Defesa do Consumidor muita gente comemorou que a partir de então nossos direitos seriam respeitados, mas passado algum tempo, dá para ver que as grandes empresas ainda "mandam".

Veja o exemplo : comprei ao todo 6 passagens aéreas (3 de ida, 3 de volta) em uma daquelas promoções da Gol, onde paguei R$ 10,00 pelas passagens de ida e tarifa normal pelas passagens da volta. Meus problemas começaram quando descobri que na data que escolhi eu teria outros compromissos inadiáveis.

Minha primeira idéia foi simplesmente mudar então as datas das viagens. Com cerca de 30 dias de antecedência da viagem, entrei pelo site da Gol e descobri que a promoção dos R$ 10,00 era válida somente para viagens dentro de um curto prazo - caso eu quisesse realmente alterar a data, teria de pagar a diferença para os valores "cheios". Ok, promoção é promoção e eles tem o direito de definir as regras, razoável aceitar a condição...

Segunda opção lógica - pedi o cancelamento da compra - e agora começa a avacalhação com o consumidor. Para cancelar, seriam cobradas taxas que somadas deram cerca de 20% do valor total das passagens. Amigos, estou falando em tentar cancelar com uma boa antecedência (cerca de 30 dias).

Sem opções, fiquei de pensar melhor no que iria fazer.

Comentando o caso com um colega ele me falou do direito de cancelamento dentro do prazo de 7 dias previsto do CDC e fui então pesquisar na web sobre isto - chovem posts sobre o assunto... Claro tem mais gente indignada no mundo e que não aceita ser esfolado assim...

Novo contato com a GOL e sem sucesso... me dirigi então ao PROCON e para minha surpresa, eles dizem que ao aceitarmos aquele contrato de prestação de serviços, estamos aceitando a cobrança das multas também. Ok, realmente está escrito no contrato que terá multas absurdas... Questionei então a atendente do PROCON como eu posso comprar a passagem mas dizer que não aceito as condições da Gol ??

BEEEP pergunta errrada ! Claro, não tem como. Então como pode o simples mortal consumidor se defender de uma prática abusiva destas? Só se ele quiser aumentar as estatísticas de ações que entopem o nosso já lerdo judiciário...

Resumindo, pague e não reclame e deixe de ser besta de querer levar a família para passear. Fique em casa, trabalhe escravo, pague os impostos e tenha seu suado dinheiro literalmente furtado por empresas sem caráter.

T+