É incrível a distorção do valor que certas coisas recebem atualmente.
Você conhece o joguinho "Angry Birds" ? Bom, se não conhece tire 5 minutos para descobrir do que se trata.
Pois bem, tirando o fato de que o joguinho é engraçadinho e uma boa distração para alguns minutos ociosos, os camaradas que criaram o tal "angry birds" conseguiram criar uma empresa de U$ 1.2 bilhões (sim você leu certo e eu não digitei errado).
Convenhamos que, para qualquer um com alguns neurônios, é possível perceber que tem algo de errado com os valores que certas empresas e idéias acabam ganhando nos EUA.
Até quando o mercado americano vai torrar dólares com coisas absurdas como esta? Talvez se diga, deixe eles gastarem como quiserem seus dólares, mas o problema é "quando eles soluçam, todo o mudo chora.."
Apesar do blog ser chamado "minha folga", trato de todos os assuntos que me interessam, de passatempos a trabalho !
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Vídeo MUITO interessante para quem lidera ou empreende !
Este vídeo me fez raciocinar sobre algumas observações que eu mesmo já havia feito, mas não entendia bem qual a razão dos porques, da "cenoura tradicional" não estar funcionando conforme o esperado.
E a forma de apresentação com as ilustrações é um show a parte !
E a forma de apresentação com as ilustrações é um show a parte !
sexta-feira, 18 de março de 2011
Código de Defesa do Consumidor X Cias. Aéreas
O Brasil realmente é um país engraçado quando se fala de direitos do consumidor...
Com a edição do "novo" Código de Defesa do Consumidor muita gente comemorou que a partir de então nossos direitos seriam respeitados, mas passado algum tempo, dá para ver que as grandes empresas ainda "mandam".
Veja o exemplo : comprei ao todo 6 passagens aéreas (3 de ida, 3 de volta) em uma daquelas promoções da Gol, onde paguei R$ 10,00 pelas passagens de ida e tarifa normal pelas passagens da volta. Meus problemas começaram quando descobri que na data que escolhi eu teria outros compromissos inadiáveis.
Minha primeira idéia foi simplesmente mudar então as datas das viagens. Com cerca de 30 dias de antecedência da viagem, entrei pelo site da Gol e descobri que a promoção dos R$ 10,00 era válida somente para viagens dentro de um curto prazo - caso eu quisesse realmente alterar a data, teria de pagar a diferença para os valores "cheios". Ok, promoção é promoção e eles tem o direito de definir as regras, razoável aceitar a condição...
Segunda opção lógica - pedi o cancelamento da compra - e agora começa a avacalhação com o consumidor. Para cancelar, seriam cobradas taxas que somadas deram cerca de 20% do valor total das passagens. Amigos, estou falando em tentar cancelar com uma boa antecedência (cerca de 30 dias).
Sem opções, fiquei de pensar melhor no que iria fazer.
Comentando o caso com um colega ele me falou do direito de cancelamento dentro do prazo de 7 dias previsto do CDC e fui então pesquisar na web sobre isto - chovem posts sobre o assunto... Claro tem mais gente indignada no mundo e que não aceita ser esfolado assim...
Novo contato com a GOL e sem sucesso... me dirigi então ao PROCON e para minha surpresa, eles dizem que ao aceitarmos aquele contrato de prestação de serviços, estamos aceitando a cobrança das multas também. Ok, realmente está escrito no contrato que terá multas absurdas... Questionei então a atendente do PROCON como eu posso comprar a passagem mas dizer que não aceito as condições da Gol ??
BEEEP pergunta errrada ! Claro, não tem como. Então como pode o simples mortal consumidor se defender de uma prática abusiva destas? Só se ele quiser aumentar as estatísticas de ações que entopem o nosso já lerdo judiciário...
Resumindo, pague e não reclame e deixe de ser besta de querer levar a família para passear. Fique em casa, trabalhe escravo, pague os impostos e tenha seu suado dinheiro literalmente furtado por empresas sem caráter.
T+
Com a edição do "novo" Código de Defesa do Consumidor muita gente comemorou que a partir de então nossos direitos seriam respeitados, mas passado algum tempo, dá para ver que as grandes empresas ainda "mandam".
Veja o exemplo : comprei ao todo 6 passagens aéreas (3 de ida, 3 de volta) em uma daquelas promoções da Gol, onde paguei R$ 10,00 pelas passagens de ida e tarifa normal pelas passagens da volta. Meus problemas começaram quando descobri que na data que escolhi eu teria outros compromissos inadiáveis.
Minha primeira idéia foi simplesmente mudar então as datas das viagens. Com cerca de 30 dias de antecedência da viagem, entrei pelo site da Gol e descobri que a promoção dos R$ 10,00 era válida somente para viagens dentro de um curto prazo - caso eu quisesse realmente alterar a data, teria de pagar a diferença para os valores "cheios". Ok, promoção é promoção e eles tem o direito de definir as regras, razoável aceitar a condição...
Segunda opção lógica - pedi o cancelamento da compra - e agora começa a avacalhação com o consumidor. Para cancelar, seriam cobradas taxas que somadas deram cerca de 20% do valor total das passagens. Amigos, estou falando em tentar cancelar com uma boa antecedência (cerca de 30 dias).
Sem opções, fiquei de pensar melhor no que iria fazer.
Comentando o caso com um colega ele me falou do direito de cancelamento dentro do prazo de 7 dias previsto do CDC e fui então pesquisar na web sobre isto - chovem posts sobre o assunto... Claro tem mais gente indignada no mundo e que não aceita ser esfolado assim...
Novo contato com a GOL e sem sucesso... me dirigi então ao PROCON e para minha surpresa, eles dizem que ao aceitarmos aquele contrato de prestação de serviços, estamos aceitando a cobrança das multas também. Ok, realmente está escrito no contrato que terá multas absurdas... Questionei então a atendente do PROCON como eu posso comprar a passagem mas dizer que não aceito as condições da Gol ??
BEEEP pergunta errrada ! Claro, não tem como. Então como pode o simples mortal consumidor se defender de uma prática abusiva destas? Só se ele quiser aumentar as estatísticas de ações que entopem o nosso já lerdo judiciário...
Resumindo, pague e não reclame e deixe de ser besta de querer levar a família para passear. Fique em casa, trabalhe escravo, pague os impostos e tenha seu suado dinheiro literalmente furtado por empresas sem caráter.
T+
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Aprendendo a cortar com o Jamie Oliver !
Ok, eu também gosto de cozinhar.. (não só de aviões de brinquedo e de criticar a política tributária...)
Acho bem legal os programas de culinária do Jamie Oliver que passam no GNT. Tanto que acabei comprando um livro dele (mas ainda não preparei nenhuma das receitas - quando eu fizer eu conto o resultado).
Pois bem, ele tuitou um link do youtube sobre a "aula de como pilotar uma faca" que ele gravou. Não mais amputarei meus dedos !!! (pelo menos não cortando cebolas huahuahauh)
Legal, agora que aprendi a "cortar com uma faca", tenho que aprender a "cortar o tamanho dos vídeos" para que eles não sobreponham a lateral do blog.... :S
Acho bem legal os programas de culinária do Jamie Oliver que passam no GNT. Tanto que acabei comprando um livro dele (mas ainda não preparei nenhuma das receitas - quando eu fizer eu conto o resultado).
Pois bem, ele tuitou um link do youtube sobre a "aula de como pilotar uma faca" que ele gravou. Não mais amputarei meus dedos !!! (pelo menos não cortando cebolas huahuahauh)
Legal, agora que aprendi a "cortar com uma faca", tenho que aprender a "cortar o tamanho dos vídeos" para que eles não sobreponham a lateral do blog.... :S
Porque não confiar em ferramentas de tradução...
Acho que teria sido melhor eles manterem a versão em inglês do artigo...
Pelo visto usaram uma ferramenta de tradução automática, pois não dá para entender o que o articulista americano quis dizer com isto (pelo menos não na versão traduzida).
Transcrevendo uma das partes mais bizzarras...
"Os aparelhos não "sugam": OK, talvez o meu palavreado não deve ser tão negativo. No entanto, o iPhone, da Apple - a morte pega antena de lado - tem claramente definido um patamar elevado por desenho industrial. Assim, um bom telefone pode custar mais, mas, diabos, eu mereço. Qual é o lugar onde os primeiros aparelhos Windows Phone 7 quase, talvez, mas não totalmente, passam no teste? Os dispositivos de lançamento são o foco da Samsung, HTC Surround, LG Quantum. Eu não sei quanto a vocês, mas não tenho uma associação de marca parecida com a que faço quando ouço o nome Mercedes-Benz ouvindo o nome das três fabricantes. No entanto, durante o lançamento, Paul Thurrott, que é um profundo estudioso sobre o Microsoft Phone e Windows 7, estava dizendo que eu deveria verificar o foco, porque ele tem uma super tela. Acontece que ele está certo."
Será que alguém leu a materia antes de postar deste jeito ?
De qualquer forma, o artigo em inglês é interessante (mas tem erros também !). Leia e compare !
Pelo visto usaram uma ferramenta de tradução automática, pois não dá para entender o que o articulista americano quis dizer com isto (pelo menos não na versão traduzida).
Transcrevendo uma das partes mais bizzarras...
"Os aparelhos não "sugam": OK, talvez o meu palavreado não deve ser tão negativo. No entanto, o iPhone, da Apple - a morte pega antena de lado - tem claramente definido um patamar elevado por desenho industrial. Assim, um bom telefone pode custar mais, mas, diabos, eu mereço. Qual é o lugar onde os primeiros aparelhos Windows Phone 7 quase, talvez, mas não totalmente, passam no teste? Os dispositivos de lançamento são o foco da Samsung, HTC Surround, LG Quantum. Eu não sei quanto a vocês, mas não tenho uma associação de marca parecida com a que faço quando ouço o nome Mercedes-Benz ouvindo o nome das três fabricantes. No entanto, durante o lançamento, Paul Thurrott, que é um profundo estudioso sobre o Microsoft Phone e Windows 7, estava dizendo que eu deveria verificar o foco, porque ele tem uma super tela. Acontece que ele está certo."
Será que alguém leu a materia antes de postar deste jeito ?
De qualquer forma, o artigo em inglês é interessante (mas tem erros também !). Leia e compare !
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Pensando alto sobre NF-e e CT-e...
Estava agora a pouco pensando sobre qual seria a razão para o governo não ter usado o nosso dinheiro de uma forma um pouco melhor quando projetou a NF-e e o CT-e.
Evidentemente o objetivo é claro, aumentar a arrecadação de impostos. E sendo o governo o "criador" das regras e dos impostos, porque razão ele não calcula então os tributos para nós no momento do envio da NF-e e do CT-e ao SEFAZ ? Sim, porque isto seria possível e retiraria uma grande "carga" de serviço das empresas - além de reduzir a zero os erros de cálculos e os problemas com inúmeros recursos e processos de recuperação de impostos por parte de quem errou...
Vocês conseguem imaginar QUANTO se gastou nas empresas (tanto nas que recolhem os impostos, quanto nas que produzem os sistemas para calcular eles ?) para se adequarem a NF-e e CT-e ? Some-se a isto as inúmeras alterações que estão ocorrendo todo mês por conta da guerra fiscal entre os estados por conta da Substituição Tributária (que por sinal, foi criada somente com o intuito de tributar antecipadamente produtos que "escapavam" do fisco na venda no ponto final e que virou arma na mão dos estados para "puxarem a sardinha para o seu lado" e aumentarem a sua arrecadação de ICMS ...).
Eu chego a conclusão que seja "má fé"... Sim, pois se o contribuinte cometer um erro, ele pode ser autuado, aumentando assim a arrecadação.
Claro que calcular os impostos no momento do envio do XML acarretaria em investir em uma estrutura mais pesada de processamento de dados, ainda mais com a babel fiscal que temos...
É, acho que eu to pedindo demais em contrapartida dos impostos pagos....
Evidentemente o objetivo é claro, aumentar a arrecadação de impostos. E sendo o governo o "criador" das regras e dos impostos, porque razão ele não calcula então os tributos para nós no momento do envio da NF-e e do CT-e ao SEFAZ ? Sim, porque isto seria possível e retiraria uma grande "carga" de serviço das empresas - além de reduzir a zero os erros de cálculos e os problemas com inúmeros recursos e processos de recuperação de impostos por parte de quem errou...
Vocês conseguem imaginar QUANTO se gastou nas empresas (tanto nas que recolhem os impostos, quanto nas que produzem os sistemas para calcular eles ?) para se adequarem a NF-e e CT-e ? Some-se a isto as inúmeras alterações que estão ocorrendo todo mês por conta da guerra fiscal entre os estados por conta da Substituição Tributária (que por sinal, foi criada somente com o intuito de tributar antecipadamente produtos que "escapavam" do fisco na venda no ponto final e que virou arma na mão dos estados para "puxarem a sardinha para o seu lado" e aumentarem a sua arrecadação de ICMS ...).
![]() |
O "tamanho" da encrenca que temos que carregar... |
Claro que calcular os impostos no momento do envio do XML acarretaria em investir em uma estrutura mais pesada de processamento de dados, ainda mais com a babel fiscal que temos...
É, acho que eu to pedindo demais em contrapartida dos impostos pagos....
terça-feira, 21 de setembro de 2010
O lamento dos visionários
O título é uma tradução livre de um excelent post sobre visionários, suas idéias e dificuldades em fazer "as coisas acontecerem".
É meio longo, mas se você acredita que é um visionário, ou pelo menos um empreendedor, vale a pena ler...
http://www.startuplessonslearned.com/2010/09/visionarys-lament.html
Parabéns ao autor, Eric Ries !
É meio longo, mas se você acredita que é um visionário, ou pelo menos um empreendedor, vale a pena ler...
http://www.startuplessonslearned.com/2010/09/visionarys-lament.html
Parabéns ao autor, Eric Ries !
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